Livro O Terraço e a Caverna

Sinopse: Era uma vez uma menina chamada Quinha.  

Quinha vivia com os pais, o irmão e o avô numa cobertura na Zona Sul do Rio de Janeiro. A casa de Quinha era grande, luxuosa e colorida. Os pais de Quinha a amavam e não conheciam qualquer dificuldade financeira.

Mas, apesar de tudo, Quinha não era feliz. Com apenas 11 anos de idade, a menina sofria a Síndrome das Pessoas Inexistentes, moléstia semelhante ao autismo, que a fazia viver num mundo sem pessoas. Quinha não enxergava os seres humanos com quem convivia. Seu universo era feito de lugares vazios. Apenas a internet possibilitava alguma comunicação com os outros, que para ela não passavam de personagens numa tela. 

Longe dali, havia Paco.

Preso a uma cadeira de rodas, vivendo com a família numa estação abandonada do metrô (foram expulsos da comunidade onde moravam pelo chefe local do tráfico), Paco vê os dias passarem diante do computador que o pai roubou. Nas redes sociais, seu perfil é cheio de revolta, amargura e insatisfação.

Até aquele dia em que, na rede, uma menina tímida, de nome Quinha, atraiu a sua curiosidade. 

O TERRAÇO E A CAVERNA é um romance com crianças e poesia. É uma fantasia urbana em que a ação, mais do que fora, ocorre dentro da cabeça da protagonista. No mundo  particular  por  onde  transita  a  pequena  Quinha,  um  gato  pode  não  apenas falar  e  voar,  mas  nos  levar  a  lugares  repletos  de  estranheza. Construídos  com  o mesmo  material  instável,  provocante  e  ameaçador  que  encontramos  nos  sonhos.  A imaginação, principalmente a de uma criança, é imprevisível e pode tudo. 

Mas o romance é também a história de Paco. Da realidade sólida e de gosto amargo que  a  fantasia  de  Quinha  procura  evitar.  Na  caverna  em  que  se  instalou com  a família, Paco externa seus pensamentos, quase sempre hostis, contra um inimigo que ele  acha  que  está  em  todos  os  lugares  e  em  todas  as  pessoas. No  entanto,  ainda  há uma criança dentro das mensagens lançadas como golpes, como armas. Uma criança que a agressividade do mundo não destruiu. 

Um encontro entre essas duas crianças, de mundos tão diferentes, seria improvável. 

Mas isto não é empecilho para o destino.

Onde Comprar: http://www.portaldoslivreiros.com.br/livro.asp?codigo=79194&titulo=O_Terraco_e_a_Caverna

O AUTOR: MAURÍCIO LIMEIRA

Carioca, funcionário público formado em História. Escreve desde  a  adolescência  e  vem  publicando  parte  deste  material  na  internet,  ou se inscrevendo  em  prêmios  literários,  ou  bancando  a  impressão.  Dois  de  seus  contos foram publicados na revista Cult, um foi premiado em concurso da Fundação Ceperj. 

Lançou o romance de terror O Adversário, a novela de humor Taras, Fobias & Contas a Pagar  e  a  monografia  Nas  Horas  Mortas:  A  vida  noturna  no  Centro  do  Rio  de  Janeiro (1920-1929).  O  TERRAÇO  E  A  CAVERNA  é  seu  terceiro  romance,  e  foi  premiado pela Fundação Cultural do Estado do Pará. 

Reversa Webrádio é uma marca da empresa Arcanum Selo Editorial - CNPJ: 21.350.468/0001-86